notícias

Corrediças para diferenciar seus móveis

Publicada: 13/01/2023

No mobiliário, um ponto tão importante quanto a cor e seu design, é a escolha das ferragens que tornam esse projeto funcional. Embora possam passar desapercebidas no dia a dia, a escolha correta de corrediças ou sistemas de gavetas faz toda a diferença nos móveis da cozinha, dormitório, escritório e closet com gaveteiros, por exemplo. 
 
Com diferenciais tecnológicos, as corrediças simples, ocultas ou telescópicas apresentam atributos que devem ser levados em consideração no momento de apresentar as opções aos clientes.
 
Questões como capacidade de carga, funções desejadas, frequência de uso e perfil do projeto são alguns dos itens que devem ser avaliados. Isso vale para marceneiros, industriais, designers ou arquitetos na hora da especificação. O material de fabricação e acabamento também são diferenciais. É claro que cada escolha passa pelos interesses de consumo do cliente, mas é preciso explicar e apresentar os diferenciais de cada modelo.
 
E se você acha que não existe diferença, saiba que há pelo menos quatro benefícios diretos na escolha correta das corrediças. São eles: 
1) Perfeita funcionalidade do mobiliário.
2) Valor agregado à estética do projeto e da sua linha de produção.
3) Melhor aproveitamento interno do móvel, com ergonomia e inteligência. Os modelos de extração total, por exemplo, representam até 10 cm a mais de espaço para acessar objetos no interior das gavetas.
4) Redução ou até mesmo fim dos índices de assistência técnica.
 
Corrediças: Conheça diferentes modelos 
Em geral, as corrediças apresentam tamanhos que vão de 250 a 700 milímetros, com medidas variando de 50 em 50 milímetros. São inúmeros os modelos de corrediças disponíveis no mercado, com possibilidade de atender desde projetos mais simples a móveis de alto padrão. 
 
Corrediças de roldanas
Tipo mais comum e de fácil instalação, são aplicadas em móveis mais simples ou de carregação. Por conta disso, não costumam apresentar apelo no design dos produtos.
 
Corrediças telescópicas
Hoje, são os modelos mais comercializados no setor moveleiro e apresentam diferentes versões – desde os modelos tradicionais até os sistemas com amortecimento acoplado, sistema touch (dispensa o uso de puxadores), self-closing e inox. Além disso, cada modelo, apresenta uma capacidade de carga distinta, que pode variar de 25 Kg a 100 Kg. 
 
Corrediças ocultas
São as ferragens que ficam escondidas por “baixo” da gaveta. Discretas e funcionais, agregam valor ao mobiliário por não aparecer nas laterais das gavetas quando abertas. São os modelos mais aplicados nos móveis expostos na CASACOR, Salão do Móvel de Milão e Eurocucina, por exemplo. Existem opções com abertura parcial e total da gaveta, além de modelos com regulagens diferenciadas e amortecimento. 
 
Portfólio Império do Marceneiro! 
Visite a nossa loja e conheça todas as soluções de ferragens e acessórios disponíveis à pronta-entrega.